quarta-feira, 19 de abril de 2017

Por quê estudar escalas?



Uma escala musical é uma sucessão de notas, tocadas individualmente, subindo ou descendo na altura (grave ou agudo). O nome tem a mesma origem da palavra escada, que tem significado parecido, só que não com notas musicais e sim com degraus.
Importantes para o desenvolvimento musical em qualquer instrumento, as escalas são uma espécie de “mapa do território” sobre o qual estarão as combinações de notas musicais que formarão as músicas. Portanto, o músico que conhece escalas assemelha-se ao motorista que conhece bem as estradas. Sabe como e quando usá-las, o percurso mais próximo ou mais longo e aquele trecho que lhe trará melhor conforto para dirigir, aqui , no nosso caso, para conduzir a linha melódica.
O estudo das escalas pode ser comparado também ao treino aeróbico, onde o atleta, intercalando com a musculação, através da corrida, vai desenvolver velocidade e fôlego. Para nós músicos, o sobe e desce das escalas nos dá resistência e velocidade nos dedos de ambas as mãos.
No Curso Violão Gaúcho, a gente desenvolve bem este assunto, pois, as escalas são um dos 4 pilares de estudo do nosso conteúdo. 
Analisamos harmonicamente mais de 20, analisamos o percurso de cada uma delas ao longo do braço do violão e conversamos sobre quando usar de forma mais conveniente cada um deles.
Através de uma tabela contendo todas as escalas, estabelecemos um roteiro, com todos os cuidados para que o estudo das escalas seja o mais proveitoso e prazeroso possível.
Saiba mais sobre o Curso Violão Gaúcho

Entre em contato comigo pelo WhatsApp 51 - 9.8245 1055