quarta-feira, 31 de maio de 2017

Como melhor posicionar o violão para tocar - parte 2

   Ainda falando sobre a melhor forma de posicionamento do violão no momento de tocar, creio que não existe uma postura ideal, a ser adotada sempre, sem variações.
   Um aspecto que entra em questão quando falamos de postura é que o posicionamento do violão tem bastante a ver com o nosso perfil pessoal, ou personalidade, como queiram. Há músicos tímidos que muitas vezes usam o instrumento como escudo para se esconderem atrás dele, principalmente quando se encontra frente ao público. Este é um fator que deve ser trabalhado e que aí entra em questão a segurança em relação ao instrumento como um todo.
   Penso que a a forma como vamos posicionar o violão e nos posicionarmos em relação a ele varia conforme a circunstância na qual vamos utilizar o instrumento.
   No Curso Violão Gaúcho, adotamos no mínimo três posturas distintas: uma para cada situação.
   Para os exercícios de técnica que trabalham a mão esquerda, é primordial que adotemos a postura - violão na perna esquerda - pois este posicionamento irá nos conferir um conforto muito grande para todo o complexo - braço, antebraço e mão - no momento do exercício, além de deixar o braço do violão mais próximo ao corpo.
   Já para os exercícios de mão direita, pode-se transferir o posicionamento para a perna direita, visto que, nesta postura a mão direita trabalha confortavelmente também e não há nada que prejudique o desenvolvimento dos exercícios cabíveis a esta mão.
   De forma que, desde uma vez que a planilha de exercícios técnicos que utilizamos no Curso Violão    Gaúcho é baseada na alternância de ambas as mãos, ou seja, um exercício para cada mão, vamos alternando a posição ao longo dos exercícios, entre pernas direita e esquerda. Isso faz também com que não cansemos o corpo em uma posição somente.
   Falamos aqui sobre as situações de posturas referentes ao trabalho de casa, ou seja, ao estudo do violão. 
   No próximo texto, vamos falar sobre o posicionamento do violão para tocar NO PALCO.

Curso Violão Gaúcho
treinamento on-line
sobre o ensino e aplicação do violão na música gaúcha

informações: WhatsApp 51-9.8245 1055